Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

João Montanaro cria polêmica com charge de tsunami

O jovem talento João Montanaro, uma espécie de Maísa do cartum brasileiro, gerou polêmica entre os sensíveis leitores do jornal Folha de São Paulo com um cartum interpretando a tragédia do tsunami sobre a icônica xilogravura de Katsushika Hokusai.

Apesar de estarmos num momento de comoção mundial após o terremoto e tsunami que destruíram boa parte do norte japonês no último dia 11, é importante interpretar o trabalho de Montanaro como um cartum, e não uma piada, de um fato importante que marcará 2011. E não é justamente o papel de um cartum sintetizar de maneira critica fatos importantes?

Se podemos lamentar algo do episódio é apenas o fato de cada dia existirem mais e mais pessoas ignorantes, que utilizam da onda do politicamente correto para atacar o que não entendem. Por fim, deixo abaixo três outros cartuns – selecionados entre diversos outros – que também utilizam da obra de Hokusai para falar sobre esta tragédia no Japão. As peças são de Frederick Deligne, Kap e Martin Sutovec.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Bruna Surfistinha promove o encontro entre a sacanagem e a melancolia

Próxima publicação

Topscore: Os mais bizarros Power Ups do Super Mario

Comentários 4
  1. ele fez uma charge como uma forma de se expressar pois nisso as pessoas que não estão nem ai com a vida vão saber na real como o mundo esta nisso todos podemos perceber que todos nós devemos dar valor ao nosso mundo e ao nosso pais assim eu deixo o meu comentario aque!

  2. Lamentávelmente é algo que com certeza não deveria ser levado para o lado humoristico. Basta imaginar que se algum de nós tivéssemos perdido um ente querido nessa tragédia, não veríamos com bons olhos esse cartum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir