Besouro Verde: Os quadrinhos da Dynamite

O histórico do escritor, nerd profissional e cineasta (não necessariamente nesta ordem) Kevin Smith com o Besouro Verde é longo, não apenas por ser fã do antigo seriado de Van Williams e Bruce Lee como também por ter feito o roteiro para um filme anos atrás para a Disney que nunca foi utilizado. Após ter negociado a propriedade do Besouro com a Green Hornet Inc. a editora independente Dynamite Entertainment resolveu fazer uma proposta irrecusável para Smith: ter a chance de ver o filme dele, que jamais seria feito, impresso em páginas de quadrinhos com um marketing massivo e total liberdade criativa. Ele topou, é claro!

Besouro Verde: Os quadrinhos da Dynamite – Ambrosia

Besouro Verde: Os quadrinhos da Dynamite – AmbrosiaPortanto no início de 2010 iniciava-se uma nova fase para Besouro Verde e para a Dynamite, que viria a ter um sucesso de vendas inesperado com o recém lançado título Kevin Smith’s Green Hornet tendo arte de Jonathan Lau e separações de texto do premiado e veterano Phil Hester. “Mas como assim separações de texto?” você deve estar se perguntando. É aí que vem o fato mais curioso de toda esta produção: Smith não escreveu o roteiro das Hqs e nem recebeu um centavo da Dynamite.

O que ocorreu é que o texto de Smith ainda é de propriedade da Disney. Sendo assim ele só poderia ser utilizado pela Dynamite com separações de edição por capítulos (trabalho que Hester fez) e sem que Smith recebesse pela publicação pois o roteiro já havia sido vendido – e por um valor razoável, dizem. Fora estes aspectos legais, Green Hornet foi um ótimo lançamento e conseguiu promover o personagem para as gerações que não o conheciam.

Ao contrário do que alguns acreditam o autor não jogou tudo no lixo e construiu um universo próprio e particular. Na verdade ele homenageou quase todas as fases e reencarnações que o herói já teve. Britt Reid foi o Besouro Verde com seu amigo Kato, que teve a nacionalidade mudada (elemento original do herói). Depois seu filho assumiria seu manto ao descobrir quem foi o pai após a morte dele (ideia de legado vinda da NOW Comics). Kato, no futuro, seria a filha do velho Kato, sendo que seu nome é Mullan Kato (ideia da Kato feminina, da NOW Comics). As novas aventuras têm muito do tom da série dos anos 1960, portanto Smith usou tudo que existia para sua criação.

Besouro Verde: Os quadrinhos da Dynamite – Ambrosia

A maior força de Smith nesta nova roupagem do Besouro Verde é a facilidade que ele tem para aprofundar-se nos personagens e fazer com que nos identifiquemos com eles logo de cara. Tudo é contado como num filme, edição a edição, formando uma antologia completa de começo, meio e fim muito bem feita e convidativa a qualquer tipo de leitor. Isto alavancou a ideia que a Dynamite tinha de utilizar a franquia com mais títulos e explorar outros cantos deste universo.

Uma das principais expansões feitas pela editora foi Green Hornet: Year One mostrando o começo de vida de Britt e Kato e como eles se tornaram vigilantes. A série foi toda feita por Matt Wagner e concorreu a melhor quadrinho de 2010 em vários sites internacionais. Wagner não é nenhum estranho na mídia gráfica e fez um trabalho impecável, argumentando uma narrativa muito coesa e cheia de referências históricas sobre os Estados Unidos (mais especificamente Chicago) e Japão.

Besouro Verde: Os quadrinhos da Dynamite – Ambrosia

Obviamente a editora aproveitou esta onda de sucesso de crítica e público e aproveitou para criar uma quantidade exorbitante de títulos e minisséries, todos com vida um pouco curta, mas que certamente cumpriram seu objetivo comercial.

Besouro Verde: Os quadrinhos da Dynamite – Ambrosia

A série principal, Green Hornet, continua saindo pela Dynamite com roteiros de Phil Hester. O trabalho dele tem sido muito elogiado, o que certamente prolongará a vida do herói nas páginas das Hqs. Mais uma vez novas pessoas têm contato com o Besouro Verde. E na iminência do filme (no Brasil) a Dynamite não poderia ter sido mais certeira.

[Veja mais: O início da mitologia do vigilantismo]
[Veja mais: A série de TV com Bruce Lee]

[Veja mais: Transposição para os quadrinhos]

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Série Nova: Mad Love

Série Nova: Mad Love

Parece que a fórmula: amigos em Nova York em busca da cara metade não se

Prox
Fortuna Crítica: Memória de Elefante – Caeto

Fortuna Crítica: Memória de Elefante – Caeto

Conheci o Caeto acho que em 2009 ou 2008, tomamos uma cerveja e outros drinks

Sugestões para você: