Comparar “Harry Potter” e “Os Livros da Magia” é um equívoco

Comparar “Harry Potter” e “Os Livros da Magia” é um equívoco – Ambrosia

Muito já se discutiu a respeito da similaridade óbvia entre as duas obras que estampam o título deste artigo. Os próprios autores já se pronunciaram a respeito, tomando sempre posições respeitosas com declarações dotadas de um incrível bom senso; o que, por sua vez, foram responsáveis por encerrar de uma vez por todas a balbúrdia que vinha se propagando em torno dos universos criados pelos autores britânicos. Mas o que exatamente tais obras possuem de semelhante? E porque compará-las é algo desnecessário (para se dizer o mínimo)?

Inicialmente devemos entender inúmeros fatores que estabelecem a desobrigação no exercício da comparação. Mas para isso, proponho uma breve descrição das obras que aqui serão comentadas.

Os Livros da Magia (1990)

Comparar “Harry Potter” e “Os Livros da Magia” é um equívoco – Ambrosia

Inicialmente publicado em forma de mini-série, a HQ escrita por Neil Gaiman contou com quatro edições publicadas entre os anos 1990 e 1991, e uma série mensal publicada posteriormente. O plot gira em torno de Tim Hunter, um rapaz aparentemente comum que é visitado por grandes lendas do universo Vertigo – entre eles o Vingador Fantasma, Doutor Oculto e o célebre John Constantine. Os sábios veteranos propõem ao garoto uma espécie de tutoria no ensino da magia, o convencendo de que ele era um mago em potencial, cujo imenso poder adormecia em seu cerne. O rapaz visita inúmeros lugares e é apresentado a importantes entidades mágicas, além de também viajar pelo tempo, conhecendo a história da magia através das eras.

Ao longo das edições a personalidade de Tim vai se firmando, e o rapaz aprendendo a conviver com aquele novo universo até então desconhecido.

A história termina com o questionamento por parte de seus tutores: “Queres enfim, se tornar um mago?”, o rapaz deveras assustado responde que não, mas posteriormente descobre que tal escolha não dependia do consentimento de seus mestres. Entende que a magia estava inerente a seu ser.

O enredo possui elementos típicos das publicações da Vertigo, de teor mais adulto e com um ar um tanto quanto sombrio. A primeira edição, quando Tim é acompanhado pelo Vingador Fantasma e conhece a história da magia através de uma viagem astral, é soberba – considerada por muitos a melhor. Vemos qual a significância que o reino perdido de Atlântida, a inquisição e a influência de figuras importantes das lendas reais da humanidade – como Merlin -, possuem para a trama.

A obra não dá ênfase sobre o personagem ou a interação do protagonista com seus interlocutores. A estrela de Os Livros da Magia é a própria magia, e como ela está presente no mundo.

Harry Potter (1997)

Comparar “Harry Potter” e “Os Livros da Magia” é um equívoco – Ambrosia

A saga literária mais bem sucedida da história dispensa apresentações. Publicada entre 1997 e 2007, Harry Potter possui sete volumes principais e mais três livros ligados ao universo mágico criado por J. K Rowling. O enredo conta a saga do jovem bruxo britânico na luta contra o assassino de seus pais, o ser mais poderoso que o mundo já viu, mas que fora derrotado por Harry sob circunstâncias misteriosas, ainda quando este era um indefeso bebê.

A trama é ambientada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e, como é possível imaginar, diz respeito aos conflitos típicos de um jovem adolescente acrescido dos perigos que a saga de aventura pensada por Rowling traz. Harry não só tem de enfrentar os temores de um jovem comum, como tem de lidar com uma responsabilidade muito maior da que um mero rapazelho normalmente possui: a obrigação de salvar o mundo (bruxo).

A comparação

Apenas lendo as sinopses é possível concluir que Os Livros da Magia conta a história da magia. O personagem central da trama é ela, e tudo gira em torno de seu domínio. O papel de Tim Hunter é o de guiar o leitor por este universo, fazer com que nós nos sintamos dentro da trama, conhecendo paulatinamente aquele ambiente fantástico, na mesma cadência com que Tim descobre.

A magia de Harry Potter, por sua vez, é mero pano de fundo para discutir os medos desta fase da vida que antecede a maturidade. O universo é fascinante, os conceitos brilhantes, mas tudo não passa de meros detalhes. O personagem principal é sim, Harry Potter, e isso é indiscutível.

O fato de ambos serem orfãos, meninos e usarem óculos, por exemplo, não passa de um estereótipo que ajuda na idéia de que o protagonista é alguém frágil e que, por conseqüência, está sempre em perigo, fazendo com que o leitor sinta que aquele ambiente é mais desafiador do que pareceria para alguém preparado para o desafio, como Dumbledore e John Constanttine, por exemplo. Isto não é exclusividade destas obras, e tais características podem ser facilmente encontradas em diversos outros livros, quadrinhos e filmes.

Um dos pontos mais comentados entre os fãs é a clara semelhança nas ilustrações da capa de Harry Potter e dos desenhos da obra de Gaiman. A argumentação que acusa Rowling não procede pelo simples fato de que não foi ela quem ilustrou as capas, nem tampouco é a partir da mesma que a autora desenvolve sua história. O autor da ilustração pode ter se inspirado na obra de arte seqüencial, e se inspirado até demais, mas isso não faz com que a obra em si seja fruto de tal inspiração, muito menos uma cópia.

Comparar “Harry Potter” e “Os Livros da Magia” é um equívoco – Ambrosia
Inspiração ou plágio?

Os enredos não são nem de perto parecidos, nem mesmo as idéias. Em Harry Potter existe um mundo oculto, onde bruxos vivem livremente. A magia é ensinada por instituições de ensino, todos os conceitos que concernem a este submundo possuem teor um tanto quanto conspiratórios. Os feitiços são conjurados por varinhas, bruxos montam sobre vassouras e usam chapéus pontudos… Enfim. O bruxo ilustrado na obra da autora inglesa é o ser mais próximo daquele clássico das tradições orais.

Em Os Livros da Magia, não existe uma seriedade e urgência na trajetória de Tim. Ele não deve salvar mundo algum. O protagonista não é alguém mais especial que seus tutores, ao contrário da obra literária. Não existe um mundo mágico, a magia é mais como um conhecimento oculto, algo que estivera sempre presente no mundo. Os conceitos são muito mais simples e modernos, não existe todo um universo, com lendas próprias. Gaiman aproveita as lendas humanas, Rowling já cria as suas próprias.

Conclusão

Em nível de comparação, o que podemos dizer é que ambos os autores tratam de magia em suas obras. Nada além disso. Assim como A Máquina do Tempo do britânico H. G. Wells e O Fim da Eternidade de Asimov, tratam de viagem no tempo. Na verdade, vimos que Harry Potter possui mais diferenças do que semelhanças, se comparado a Os Livros da Magia. Ao que parece, as pessoas hoje necessitam de comparar e, principalmente, acusar sem sequer buscar entender. Infelizmente.

🙁

Total
0
Links
Comentários 27
  1. Entendo o ponto de vista, mas discordo da total "alienação" entre uma obra e outra.
    Existem sim similaridades. E não só entre as duas, pois Harry Potter busca inspiração em outras fontes também, não na obra indicada.
    O que não desmeresse em nada H.P.
    Pejora-la por isso, seria o mesmo que dizer que StarWars é um plágio de Senhor dos Anéis, uma vez que ali buscou inspiração.
    Abraço a todos

    1. Exatamente, Edson. Talvez eu tenha sido mesmo por demasiado enfático no meu ponto de vista, mas sim, existem semelhanças, como eu mesmo coloquei no último parágrafo do texto…

      Mas concordo contigo, toda obra possui referências. Isso é natural, só que muitos não entendem até que ponto a referência e inspiração se torna plágio.

  2. A diferença fundamental é que o Livros de Magia tem uma discussão sobre a Natureza da Magia e da força de vontade humana sem uma moral, e Harry Potter, por mais bacana que seja a obra, é fruto de uma profunda vontade da autora de escrever uma fábula moral nos dias atuais. Gaiman é a arte pela arte, e Rowling é a literatura como um meio. Você claramente se diverte, se envolve e até sonha com o mundo do HP, mas no mundo de magia da DC vc é convidado a sonhar sem leis, sem limites, sem moralidade imposta. Um não desmerece o outro, mas são experiencias diferentes. Bem diferentes

  3. Gostaria de dizer que a autora de Harry Poter não criou as proprias lendas como voce diz, ela pegou elementos comuns como unicornios, lobisomens, bruxos, serpentes gigantes… Os elementos mais diferenciados como “Aragog” a aranha gigante é uma junção de “Aragorn” de Senhor do Aneis com a Aranha Gigante que tambem esta em Senhor Dos Aneis, o Salgueiro Lutador é apresentado tambem em Senhor dos Aneis, é a arvore a qual ataca Frodo, Sam, Merry e Pippin no livro… Em resumo, Harry Potter não é uma obro tão criativa assim…

  4. Faltou concluir que Harry Potter é portanto, uma cópia infantilizada de Os Livros da Magia. Ah, e vc esqueceu de citar que copiaram até aa coruja do TIm.

    abs

  5. Até o nome Hermione é copiado!!!
    É o nome da gata do Gaiman!
    Pode ser visto na coletânea de contos “Fumaça e Espelhos” publicado no Brasil!
    O conto originalmente é de 1987!

  6. @Rafael Nunca disse que ela concebeu uma mitologia completamente original, nem Tolkien, que citaras, o fez. Todos partimos de um ponto. Nada se cria, amigo, com bem nos ensina a 1ª lei da termodinâmica. A originalidade é relativa, não plena.

    @Daniel Cotrim Uau, ambas as obras usam corujas! Será que a que foi publicada posteriormente copiou a primeira ou ambas utilizaram um animal folclóricamente relacionado com o tema em questão, a magia? O que será que aconteceu? É plágio, sem sombra de dúvidas!

    @Alfredo Amigo, direto da Wikipedia: “Hermione Granger: É um dos personagens da peça The Winter’s Tale, de Willian Shakespeare. Ela é a rainha da Sicília e é acusada publicamente por seu marido de adultério.” Porque ir tão obscuramente longe e tentar forçar um suposto plágio? Ela copiou Shakespeare, só porque usou um nome idêntico? Ou o próprio Gaiman? Acho que existe um problema de semântica que deve ser resolvido antes de incutirmos nesta discussão: é importante definir o que é referência e o que é cópia.

    Abs.

  7. olha estou escrevendo um livro e no meu livro tem uma escola de magia um lugar magico e um governo magico queria saber se isso e plagio to muito confusso to com medo de ser acusado de plagio e queria saber se existm outros livros que citam escola de magia me responde por favor grato.

  8. “Quando você tem uma idéia… se demorar muito para colocar em prática, sua idéia se perde, aguém faz ela antes de você!” – Minha mãe me diz isso constantemente. Acredito que as semelhanças muitas vezes não são propositais, pode ter sido um plágio “sem querer querendo”, Muitas vezes quando estou criando um conto, copio algo sem estar ciente de onde veio a idéia… e quando vou reler vejo que tirei aquilo de algum lugar… agora… de onde? – O Fato é que nada se cria, e tudo se copia | Todos devem se conformar que ao escrever um livro já estão copiando alguém, se baseando em algo, etc. As duas obras são muito boas, até então só era fã de Harry Potter, porém ao ler o artigo (ótimo por sinal) fui espandir meu conhecimento literário e conhecer direito “os livros da magia”… é fantástico também.

    obs: se no seu livro tem: um animal que fala e/ou magia e/ou universo paralelo e/ou viajem no tempo, tudo isso já foi feito, agora não desista, porque isso é um universo nerd de se orgulhar, e quanto mais histórias do tipo forem criadas, mais imaginações estão sendo treinadas para um futuro promissor. Essa é a magia dos livros, temos um universo só nosso, que pegamos tudo aquilo que mais gostamos e nos inspiramos para criar uma história nova e melhorada. Mesmo se for um plágio, foi um ótimo plágia \\ //,

    Sem mais ^^’

  9. Desculpa reviver aqui, mas você disse sim “Gaiman aproveita as lendas humanas, Rowling já cria as suas próprias.” e isso é um absurdo.

  10. Por isso mesmo nem vejo semelhança alguma nas capas de Harry Potter e Livros da Magia. É difícil ver a inspiração, quanto mais conceber a ideia de que a capa da Mary GrandPré apresente qualquer sinal de plágio.

  11. mimizera da boa isso em. pq de boa, qm não precisa de apresentações é Neil Gaiman. Pois pergunte-se, quem seria Rowling sem os filmes?

  12. Desculpe, mais concordo apenas em parte com o que você disse, realmente as obras como um todo são bem diferentes, mas os personagens são muito parecidos, não só fisicamente mais também no que se refere ao seus destinos, nos quatro volumes da serie inicial de Os Livros da Magia, Tim é procurado pela Brigada dos Encapotados porque ele pode se tornar um dos magos mais poderosos que já existiu, titulo esse que também é dado a Harry Potter devido a seu embate com Voldemort, embora nenhum dos dois possua esse potencial ainda e duvidem da sua real capacidade, os dois tem ao seu redor todo um mundo novo para descobrir sendo apresentado por pessoas ate então desconhecidas das quais eles não sabem se podem confiar ou não, é dito a Tim por Mister IO que seus poderes pode ser usados tanto para o bem quanto para o mal, isso também fica claro em Harry Potter quando ele usa o chapéu seletor pra decidir em qual casa de Hogwarts ele deveria ficar e por ultimo mais não menos importante, os dois estudantes de magia tem como animais de estimação uma coruja.
    Não sei se ouve plagio ou se os dois autores por serem ingleses tiveram as mesmas influencias, mas o que não da pra negar é que existem muitas semelhanças entre os dois personagens.

  13. Fala sério, ambos tem aspecto físico IDÊNTICO: garotos franzinos/magricelas, de óculos semelhante, cabelos escuros, pele muito clara, tem uma CORUJA de estimação, enquanto um tem uma vassoura o outro tem um skate e estão predestinados a serem os maiores magos de sua era e em ambos existe a dúvida se serão bons ou maus.
    Em vista disso sem ao menos terem consciência que o mundo mágico existe já são famosos, amados e odiados, já tem magos aliados e inimigos.
    O que a JK fez foi desenvolver o universo mágico do HP com uma história longa, coisa que o Neil não fez.
    Não enxerga semelhança quem não quer…!!

  14. Alguém aqui já leu Jane Eyre? Eu li e fiquei impressionada com as semelhanças entre as duas obras:
    – Harry e Jane são odiados pelas tias:
    – As tias dos heróis possuem um filho um pouco mais velhos que os hérois, e elas os tratam com extrema pieguice, Harry (primo Duda) e Jane (primo John Reed), enquanto aos sobrinhos elas tratam com crueldade;
    – Os primos: Duda Dursley e John Reed são grandes demais para idade, e tão obesos que a escola adverte aos pais sobre a necessidade de mudar a dieta deles;
    – Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban a tia Guida(nos livros descrita como cruel e hipócrita) pergunta a Petúnia o que o pai de Harry fazia, a resposta é “nada”; Em Jane Eyre Sr. Brocklehurst diretor da escola para onde Jane vai ( também descrito como cruel e hipócrita) também pergunta: O que o pai de Jane fazia, a resposta é a mesma “nada”.
    A outras semelhanças entre Jane Eyre e Harry Potter mas deixo para quem quiser conferir.

  15. Noite boa, minha relação a “cópia” quando digo aos outros, é pura e simplesmente no modelo do protagonista, as histórias e tudo o que se segue são diferentes, e ela merece muitos aplausos por isso. Mas com relação a criação da personagem principal da historia, acho que houve, digamos, inspiração em livros de magia.

  16. Burrice! As duas histórias são completamente diferentes. A questão da magia e do “menino bruxo/mago” é algo comum na literatura, já li uns dez livros de tipo, alguns, inclusive, anteriores a Gaiman. Há muitos meninos bruxo/magos famosos, como Terra-mar, The Dark is Rising, Shadowland, The Snow Spider, etc. A ideia de plágio vem apenas da união de dois elementos: óculos e corujas. Dá vontade de rir! Ou seja, alguém que usa óculos não pode ter um coruja ou será plágio? Fico pensando em quem foi a “inteligência rara” que fez essas comparações. E uns “tonguinho” seguem como zumbis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Em “Burlesque” é preciso se entregar

Em “Burlesque” é preciso se entregar

Há tempos o mundo cinematográfico vem sentindo falta do gênero musical, o qual

Prox
Bitscópio: Guitar Hero

Bitscópio: Guitar Hero

Mas Dib, essa série ainda existe, por que colocar no Bitscópio?

Sugestões para você: