Fado e Destino. Infalivelmente, todos os humanos estão em uma dessas duas trilhas. 83% estão na trilha de Fado: pessoas ordinárias, comuns, que não vão conseguir realizar todo seu potencial. O restante está na trilha de Destino e vão se tornar pessoas importantes para o mundo.
É assim que começa o livro Desastre (Fated), contado em primeira pessoa pelo Fado himself. Ele é um imortal, assim como Destino, Sorte, Verdade, os sete pecados capitais e muitas outras entidades. Cada um desses seres tem uma missão na humanidade, todos comandados por Deus – que prefere ser chamado de Jerry. Fado prefere ser chamado de Fábio e vai aos poucos mostrando as regras dos imortais. A primeira delas: não se envolva com humanos.
Apesar da capa ter duas asas de anjos, esse definitivamente não é mais um livro adolescente sobre anjos. Longe disso. Não há anjos no livro em nenhum momento. A capa original tem mais a ver com o sentido original. Fate é Fado, e Fated é qualquer um que esteja em sua trilha. Algo como “fadado”.
Fábio leva sua vida normalmente, contando um pouco dos fatos da história da humanidade sob seu ponto de vista. A prosa é sarcástica, recheada de referências pop e discursos de combate ao consumismo. Sua grande companheira é Destino, que assume a forma de uma mulher gostosíssima que só se veste de vermelho e tem sexo sem contato ocasional com nosso protagonista – uma prática comum entre os imortais. É uma relação de amor e ódio, já que seus “clientes” nunca são os mesmos.
Fábio se apaixona por uma humana, e embora isso pareça ser um clichê, a narrativa é muito bem amarrada e não apresenta os fatos de uma vez só, de forma que vamos apreciando o desenrolar da história ávidos por saber o que vem a seguir.
Apaixonado, Fado começa a se interessar mais pelos humanos e a interferir em seus caminhos – outra regra proibida. Ele está contente por ter salvo alguns idiotas e oferecido a eles um pouco de felicidade, e torce para que Jerry não esteja vendo. Enquanto isso, Fábio envolve-se com Sara, cuja trilha ele não pode ver: ela está na trilha de Destino.
Ele luta com tudo o que pode para que não chegue aos ouvidos de Deus/Jerry, mas é claro que é tudo em vão. Destituído de seus poderes temporariamente, ele precisa aguardar seu julgamento. Sara prefere que ele se torne humano: eles podem envelhecer juntos. O que ela não sabe é que Deus soltou um memorando avisando que o novo Messias está para chegar, e Fábio juntou 1+1 e descobriu que a mãe do Messias é justamente Sara.
O dia do julgamento chega e Fabio é condenado a se tornar mortal, mas não pode mais ter Sara (lembram da regra número 1?), que terá sua memória apagada. Destituído de seus poderes e vivendo em um abrigo para moradores de rua, Fabio ainda assim tenta convencê-la de que eles se amavam. Em vão: ela já não se lembra de mais nada e acaba conseguindo uma ordem de restrição para que ele se mantenha longe dela.
Desacostumado à vida mortal, Fabio vai se entregando dia a dia ao seu próprio fado, até o fatídico dia da sua Morte – que atende pelo nome de Dennis. Ao se jogar de uma ponte, ele acaba com seu sofrimento. Com um final surpreendente, o autor S.G. Browne nos faz pensar se tudo está mesmo determinado para cada um de nós. Afinal, existe mesmo destino?
Em tempo: interessantíssima a entrevista de S.G. Browne com seus próprios personagens em seu site oficial .
[xrr rating=3.5/5]
Ficha Técnica
- Título: “Desastre”
- Autor: S. G. Browne
- Editora: LeYa
- Formato: 16 x 23 cm
- Brochura
- Nº de páginas: 272 pag.
Fantástico, preciso ler esse livro.
Sinceramente não esperava nada dele, mas agora você me convenceu :p
Legal, vou ler ele assim que terminar a guerra dos tronos.
O enredo é bem interessante.
Realmente, pela capa brasileira, não me interessaria pelo livro.
Peraí, você contou O FINAL do livro?
Ai que vontade de ler!
tava ate com vontade de ler, mas vc contou o final do livro ¬¬
odeeeeeeio ler livros q ja sei o final..
sua resenha ficaria PERFEITA, se nao tivesse o final do livro ai ne… #sacanagem
Comprei esse livro, estou ansioso para ler.
A capa atual é bem mais bonita que a original.
A resenha estava ótima, até você contar o final do livro. Completamente desnecessário. È resenha, não spoiler. Na próxima vez não cometa o mesmo erro. Você deve incentivar, expressar sua opinião, não acabar com a expectativa da pessoa contando o final! Desculpa minha sinceridade…