Uma brilhante reedição do clássico Príncipe Valente

Prince Valiant é um jovem príncipe medieval. Sua epopéia tem início em um reino pantanoso no norte da Europa. Entre uma aventura e outra, ele viaja para terras distantes, combate invasores hunos e saxões, e se torna cavaleiro do lendário Rei Arthur. Conhecido no Brasil como Príncipe Valente, ou simplesmente Val, o personagem foi criado Uma brilhante reedição do clássico Príncipe Valente – Ambrosiapor Harold Foster em 1937 para protagonizar histórias em quadrinhos publicadas em jornais. Logo se tornou um clássico e teve sua saga transformada em filmes e animações. Prince Valiant – Vol.2 foi lançado nos EUA em 2010, e reúne histórias originalmente publicadas entre 1939 e 1940.

Antes de começar a fazer quadrinhos, Foster trabalhou como ilustrador e estudou na Academia de Artes de Chicago. Sua formação acadêmica, somada à experiência no ramo de ilustrações, contribuiu para que seus desenhos adquirissem um estilo sóbrio e detalhista. Seus traços finos possuem uma precisão fotográfica e seu bom gosto para combinação de cores compensava a limitada palheta disponível para os quadrinhos de jornais da época.

As histórias reunidas em Prince Valiant – Vol.2 mostram uma arte madura. As imagens de batalha são as que mais chamam a atenção, pelo dinamismo e riqueza de detalhes. O autor fazia uma exaustiva pesquisa iconográfica para que as armas e roupas de seus personagens fossem verossimilhantes. Alguns quadros de Prince Valiant também se destacam pelo modo cuidadoso e complexo como o autor retrata a paisagem, dando a certas cenas uma acentuada sensação de profundidade, incomum nas histórias em quadrinhos.

No quadro abaixo fica evidente por que a arte de Foster é tão cultuada. Um grupo de guerreiros hunos está tentando invadir um castelo defendido por Val e mais alguns soldados. A batalha é minuciosamente retratada, desde a grande variedade de armas até as técnicas de combate. Nos rostos dos invasores vemos expressões de ódio e medo, enquanto Val e seus companheiros parecem calmos, confiantes – alguns até sorriem. Mas o detalhe de uma flecha prestes a atingir a perna de um desses soldados, no canto inferior da imagem, é um aviso discreto de que a batalha não será tão fácil.

Uma brilhante reedição do clássico Príncipe Valente – Ambrosia

A opção por não usar balões de texto contribui para criar um ritmo de leitura mais lento – adequado para que o leitor possa observar os detalhes de cada quadrinho. É um estilo narrativo que exige certo esforço de quem lê.

Uma brilhante reedição do clássico Príncipe Valente – Ambrosia

Os personagens criados por Foster não são muito originais – príncipes heróicos, bruxas, malandros simpáticos, reis cruéis – mas os enredos são bem construídos, com muitas reviravoltas e suspense. Aventuras e batalhas preenchem a maior parte das narrativas, mas são os episódios de humor que parecem ter resistido melhor ao tempo, como a passagem em que Val executa um arriscado plano apenas para roubar as roupas de um inimigo. Para temperar as histórias, o autor também usa um pouco de drama e romance.

As HQs do Príncipe Valente são constantemente reeditadas no mundo todo, mas esta coleção iniciada em 2009, pela editora Fantagraphics, é especial pela preocupação em restaurar a obra de Foster com o máximo de fidelidade. A arte original foi respeitada e cuidadosamente reconstituída a partir das provas de impressão originais, além de outras fontes de alta qualidade. A publicação em cores, com capa dura e papel opaco é luxuosa na medida exata. É uma edição definitiva e uma homenagem justa à arte de Harold Foster.

  • Título: Prince Valiant – Vol.2 – 1939-1940
  • Autor: Harold Foster
  • Ano de Edição: 2010
  • Editora: Fantagraphics Books
  • 112 páginas
[xrr rating=5/5]
Total
0
Links
Comentários 1
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
O DNA Qualitativo de “Boardwalk Empire” e da HBO

O DNA Qualitativo de “Boardwalk Empire” e da HBO

[youtube]http://www

Prox
Criando combates melhores na 4e (1ª Parte)

Criando combates melhores na 4e (1ª Parte)

Uma reclamação de muitos jogadores é que a 4e de D&D trouxe combates

Sugestões para você: