Pato Donald de Carl Barks em edição definitiva, nos EUA

A editora norte-americana Fantagraphics lançará uma edição definitiva de todas as HQs do Pato Donald criadas por Carl Barks. Segundo Gary Groth, editor e co-fundador da Fantagraphics, a coleção terá cerca de 30 volumes de capa dura, com 240 páginas cada, sendo 200 páginas de quadrinhos e o restante de textos sobre o autor e a obra. O primeiro volume da coleção deve ser publicado em Outubro ou Novembro deste ano, e a partir de 2012 deverão ser lançados 2 volumes por ano. No Brasil, a editora Abril iniciou em 2004 uma coleção semelhante, com ótimos textos explicativos, mas com cores diferentes das originais.

Pato Donald de Carl Barks em edição definitiva, nos EUA – Ambrosia
Donald publicado em 1956, com as cores originais
Pato Donald de Carl Barks em edição definitiva, nos EUA – Ambrosia
Donald publicado no Brasil em 2004

A Fantagraphics está dando especial atenção à restauração das cores da obra. Como a qualidade gráfica das publicações originais não é muito boa, a colorização está sendo cuidadosamente refeita em computador, respeitando os tons e superfícies chapadas das primeiras edições, lançadas entre os anos 1940 e 1960.

Nos últimos anos, um número crescente de leitores vem pressionando as editoras para que as reedições de HQs clássicas sigam um padrão rigoroso de qualidade gráfica. Esse padrão tem como item fundamental a reprodução fiel da arte original dos quadrinhos, inclusive as cores. Colorir quadrinhos antigos usando efeitos digitais semelhantes ao “airbrush” do Photoshop tornou-se uma heresia. Outros itens importantes são a inclusão das capas originais dos gibis e de textos escritos por autores consagrados ou pesquisadores bem informados. A impressão geralmente é em papel fosco, pois o brilho de certos tipos de papel pode atrapalhar a leitura. A editora Fantagraphics, que tem se destacado por seguir à risca esses itens na reedição de clássicos como Popeye e Prince Valiant, está dando especial atenção à restauração das cores da obra. Como a qualidade gráfica das publicações originais não é muito boa, a colorização está sendo cuidadosamente refeita em computador, respeitando os tons e superfícies chapadas das primeiras edições, lançadas pela Disney entre os anos 1940 e 1960.

Em julho de 2010, a Fantagraphics já havia anunciado a reedição de outra obra da Disney: Walt Disney´s Mickey Mouse Vol. 1 – Race to Death Valley, desenhada por Floyd Gottfredson na década de 1930.

Pato Donald de Carl Barks em edição definitiva, nos EUA – Ambrosia
Donald publicado em 1945, com as cores originais
Pato Donald de Carl Barks em edição definitiva, nos EUA – Ambrosia
Donald publicado no Brasil em 2005
Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
As Melhores Bandas Fictícias do Cinema – Parte I

As Melhores Bandas Fictícias do Cinema – Parte I

Seja em filmes como Scott Pilgrim Contra o Mundo, Nick e Nora – Uma Noite

Prox
Série Nova: The Borgias

Série Nova: The Borgias

Parece que com a última temporada de The Tudors, os canais dos E

Sugestões para você: