Monstros, fantasmas e pragas adolescentes em Big Baby, de Charles Burns

Monstros, fantasmas e pragas adolescentes em Big Baby, de Charles Burns – AmbrosiaTony Delmonto, também conhecido como Big Baby, poderia ser um típico garoto norte-americano, se não fosse por seurosto de bebê e por estar sempre topando com monstros, pragas adolescentes e fantasmas de meninos mortos. Tony, como muitos garotos de sua idade, é extremamente imaginativo, tem um melhor amigo e adora HQs e filmes de terror e ficção científica.

A coletânea Big Baby reúne cinco HQs protagonizadas pelo personagem criado por Charles Burns e publicadas entre 1983 e 1999. Nas duas HQs mais antigas, Burns ainda desenha os personagens de modo um pouco caricatural e cômico. Mas a partir de Teen Plague, a terceira história do livro, vemos a arte extraordinária e inconfundível que ficaria bem conhecida na novela gráfica Black Hole. Uma arte precisa e sombria, mesmo nas cenas diurnas. Tudo que Burns desenha parece moldado a partir da mesma matéria negra e brilhante. Se Jaime Hernandez é perfeito no equilíbrio entre branco e preto nos quadrinhos, Burns é mestre no domínio opressivo das sombras negras sobre o branco.

Monstros, fantasmas e pragas adolescentes em Big Baby, de Charles Burns – Ambrosia

Teen Plague parece um ensaio para Black Hole. Também trata de uma doença transmitida entre adolescentes, causando alterações físicas e alucinações. A imaginação de Tony Delmonto nunca para de trabalhar: o garoto acredita que uma praga está se espalhando quando vê em um chupão no pescoço de uma garota. Por coincidência, Tony está lendo uma HQ em que invasores do espaço contaminam os humanos, deixando uma marca semelhante. A ironia é que realmente existe uma praga se espalhando, embora nada tenha a ver com ETs ou chupões. Burns consegue equilibrar horror e humor de modo refinado, e ainda homenageia os quadrinhos violentos publicados pela EC Comics nos anos 1950.

Monstros, fantasmas e pragas adolescentes em Big Baby, de Charles Burns – Ambrosia

O clima de horror se insinua desde o início das narrativas, mas o autor sabe a hora exata de surpreender o leitor. A violência é usada de modo ponderado, ao contrário da maioria das HQs e filmes do gênero.

Graças a obras como Skin Deep, Big Baby e Black Hole, Charles Burns já pode ser considerado um dos principais autores de quadrinhos de horror de todos os tempos.

Autor: Charles Burns

Editora: Fantagraphics Books

Ano de edição: 2007

96 páginas

[xrr rating=4.5/5]
Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Resenha: Donkey Kong Country Returns

Resenha: Donkey Kong Country Returns

Plataforma: Nintendo Wii Gênero: Plataforma Selo: Nintendo Desenvolvedora: Retro

Prox
Curtos: O Paradoxo da Espera do Ônibus

Curtos: O Paradoxo da Espera do Ônibus

[youtube]http://www

Sugestões para você: