Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Algumas respostas sobre o futuro do World of Darkness?

Enquanto a tensão e as especulações sobre o anúncio no fim de Geist não terminam, temos a nossa frente o final deste ano. E no que concerne o WoD, até agora não existe nenhum produto anunciado para o ano que vem, um sentimento que foi recentemente reforçado pelo aviso de que “all things are born in the darkness” não corresponde a um livro em específico.

Esta semana, a Amazon finalmente colocou em seu sistema o até então mais tardio suplemento de WoD a ser lançado esse ano, Mirrors, previamente já discutido por aqui. Finalmente tivemos a chance de saber um pouco mais sobre este livro, cuja a capa bizarra conhecemos desde Maio deste ano.

A descrição do produto, marcado para ser lançado no dia 15 de dezembro nos dá as seguintes informações:

“O Mundo das Trevas lança muitas sombras diferentes. Possui milhares de facetas, reflexos que mudam e se transformam. Cada crônica é uma nova iteração, um novo conto re-moldando o mundo. Agora o poder de modificar tudo aumentou. Veja o Mundo das Trevas como você nunca viu.”

Acredito que a descrição nos leva a pensar que o livro será bastante diferente dos demais suplementos de WoD, trazendo opções sobre como re-construir completamente as regras e o cenário (talvez com hacks nas regras como Armory Reloaded fez para combates).

Imagino que ele poderia representar para o WoD, mais ou menos o que os Requiem’s Chronicler guide fez para a linha de Vampiro (e o que o Awakening’s Chonicler guide irá fazer para Mage), capítulos com propostas de reformas ao cenário do mundo das trevas, sejam elas em termos de história ou mecânicas. Será que o lançamento de um livro como este reforça ou diminui a apreensão de todos em torno de uma nova edição?

Inspirado pela sinopse de Mirrors, optei por demarcar por fim todos os lançamentos que ainda restam para este ano:

Dia 02 de setembro

Night Horrors: Wolfsbane para Lobisomem: os Destituídos (Werewolf: The Forsaken)

Sinopse: Aqueles que caçam os caçadores quando a lua cheia surge, os lobisomens uivam. A regra é simples, caçar ou ser caçado. Mas o que é necessário para não ser uma presa? Para ser um predador? Que lobisomens são fortes o suficiente para colocar medo nos corações de seus irmãos, e o que mais caça a noite?

  • Vinte e nove terrores e bestas para destruir os destituídos e qualquer outro infeliz de se tornar sua presa.
  • Criaturas desenvolvidas para uso com Lobisomem, e antagonistas adequados para levar o clima deste jogo até as outras linhas.
  • Detalhes sobre os idigam, os horrores primordiais muitas vezes sussurados mas nunca revelados.

Dia 16 de Setembro

Night Horrors: Wicked Dead para Vampiro: o Requiem (Vampire: The Requiem)

Sinopse: Menos que parentes, mais do que gentis, Vampiros se referem uns aos outros como se fossem primos. Mortos vivos brincando de ser uma grande e feliz família. Mas nem tudo foi convidado para a reunião. Algumas criaturas são muito antipáticas, muito monstruosas, muito absurdamente estranhas para fazer parte da família. Estes são os vampiros que os vampiros temem. Conheça os mortos alucinados.

  • Detalhes sobre os Strix, estranhos nêmeses advindos das noites romanas.
  • As horríveis conseqüências dos pecados vampíricos, incluindo larvae e Dhapyr.
  • Novas linhagens de vampiros, dos horripilantes Jiang Shi até os grotescos Cymothoa Sanguinaria.

Dia 11 de Novembro

Night Horrors: The Unbidden para Mago: o Despertar (Mage: The Awakening)

Sinopse: Uma hoste de seres, criaturas, antagonistas, aliados e personagens para atormentar a vida dos Despertos. Novos lugares Misteriosos, incluindo a assassina linha de Byebury (Byebury Henge) e o Computador dos Sonhos de Ashward Heights. Contêm personagens que servem como antagonistas para todas as linhas do World of Darkness, de Vampiro à Geist.

Mage Chronicler’s Guide para Mago: o Despertar (Mage: The Awakening)

Sinopse: Magos podem fazer quase qualquer coisa. Sua capacidade de criar, transformar, preservar e destruir é apenas limitada por sua imaginação. O que acontece então quando este limite é removido? No que pode se transformar uma crônica de mago se for ainda mais além em sua estranheza do que jamais foi? A resposta reside aqui.

Signs of the Moon para Lobisomem: os Destituídos (Werewolf: The Forsaken)

Sinopse: Capítulos devotados a cada um dos cinco Auspícios: artefatos, dons, ritos, lodges e novos aspectos dos auspícios. Um capítulo para narradores dedicado a discussão de como se utilizar melhor dos auspícios em suas crônicas tanto de uma perspectiva teórica quanto prática, assim como formas de criar novos auspícios e novos dons. Uma série de pequenos SAS (storytelling adventure system) designados para servir como “desafios auspicies”, cenas atadas a cada um dos auspícios para sublinhar a importância dos mesmos nos seus jogos.

Book of the Dead para o World of Darkness e Geist: The Sin-Eaters:

Sinopse: Eles são a maioria silenciosa. Legiões de mortos que alinham as encostas dos rios de Stygia. E nestas profundezas do Mundo Inferior, coisas horríveis há muito mortas vagueiam, assim como tesouros há muito enterrados com seus donos. Você se atreve a fazer a descida para o imenso abismo?

  • Os segredos do Mundo Inferior, a terra dos mortos, finalmente revelados
  • Desenvolvido para o uso tanto do WoD como um todo, e para ser uma expansão para Geist: The Sin-Eaters
  • Métodos para se entrar no mundo inferior, perigos e segredos que lá podem ser encontrados, ganchos para histórias e muito mais.

Dia 15 de Dezembro

Mirrors para o World of Darkness

Sinopse: O Mundo das Trevas lança muitas sombras diferentes. Possui milhares de facetas, reflexos que mudam e se transformam. Cada crônica é uma nova iteração, um novo conto re-moldando o mundo. Agora o poder de modificar tudo aumentou. Veja o Mundo das Trevas como você nunca viu.

Danse Macabre para Vampiro: o Réquiem

Sinopse: O que você está disposto a fazer para sobreviver a esta noite? E sobre amanhã a noite? E depois que os feitos forem realizados e sua barriga se encontra cheia de sangue, como você irá viver consigo mesmo? A Danse Macabre faz estas perguntas de novas maneiras e lhe dá ferramentas para respondê-las em suas crônicas. Então vamos pegar algumas navalhas e abrir velhas feridas.

Vale mencionar que além de colorido, Danse Macabre é maior do que o livro básico de Vampiro: o Réquiem e será o livro mais caro já publicado pela White Wolf (U$39,99).

O que nos resta além destes livros é uma dúvida que só o tempo nos dirá…. Abaixo, a galeria com todas as capas divulgadas até agora para os livros que nos aguardam:

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Publicação da antologia Literaturas Invisíveis pela UFMS

Próxima publicação

Prévia de “30 Dias de Noite: Eben e Stella” pela Devir

Comentários 9
  1. Minha esperança: A WW está se refazendo, como numa espécie de balanço criativo, para fututars expansões de seu universo (talvez com novos Shadows of:?).

    Meus medos: Um ajuste para um “metaplot” oficial, ou um sinal de esgotamento das idéias.

      1. Jiang Shi? Bem…como diria o agente Smith: “é inevitável” que, em algum momento a WW aportaria na Ásia com o seu Réquiem. Aguardo com interesse.

    1. Ai, essas viuvas do OWoD….

      Mas, deixando isso prá lá…. Até que enfim, temos suplementos de Werewolf. Fazia anos que não saia nada decente….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir