Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Uma Cronologia para Sandman

Este artigo é um pequeno exercício de imaginação tentando desenvolver uma linha cronológica para Sandman.  A idéia é colocar pelo menos os eventos mais relevantes por aqui até 1916, quando se inicia Prelúdios e Noturnos.

Início da Existência: Nascimento dos Perpétuos e do Universo.

A assembléia no início do Universo

Há vários bilhões de anos atrás: Como mostrado em “O Coração das Estrelas” (Noites Sem Fim), há um conclave onde se é discutida as principais regras e leis que vão reger o universo, tal qual a organização do cosmos.

Aeons atrás: Um Vortex de Sonho aparece, e um inexperiente Sonho, acaba deixando o Sonhar se destruir de forma quase irreparável.

Há milhões de anos: Sonho cria os Portais de Osso e Marfim, assim como seu capacete a partir dos ossos de três deuses mortos, que haviam tentado atacar o sonhar.

Cerca de 78.000 a.C.: Morte da Primeira Desespero e Destruição da Primeira Necrópole. O Livro e os sudários são transportados para a nova capital dos cemitérios: Litharge.

Deleite se torna Delírio quando a terra ainda era jovem
Deleite se torna Delírio quando a terra ainda era jovem.

Cerca de 50.000 a.C.: Deleite começa a enlouquecer e se torna Delírio.

8.000 a.C.: Nada e Kai’ckul (Sonho) se apaixonam. A cidade de vidro é destruída e Sandman condena sua amante ao inferno.

700 a.C.: Orpheus e Eurídice se casam, mas a noiva acaba por morrer. O filho de Oneiros é feito imortal por sua tia Teleute, e parte para o Hades para buscar sua amante. Fracassa em sua busca e tem seu corpo destruído pelas mênades. Aristeus, amigo de Orpheus, se torna o novo Corvo de sonho, depois de algum tempo decide que quer voltar a ser um homem, uma decisão que não dura.

20 d.C. (a partir daqui todas as datas são da Era Comum): Augustus recebe uma visita de Sonho e decide passar um dia como mendigo em Roma, para não ser observado pelos deuses.

800: Al-Rachid, Califa de Bagdá, faz uma barganha com Sonho e lhe entrega os tempos de ouro de sua cidade.

1273: Marco Polo se perde em um deserto, em um dos locais “suaves do mundo”, e acaba sendo socorrido por um fatigado Sonho após fugir de sua prisão em 1988.

1389: Hob Gadling e Sonho se encontram pela primeira vez, e decidem que irão conversar uma vez por século dali em diante.

1489: Hob e Sonho se encontram na precisa data combinada.

Por volta do século XVI: Mestre Li, conselheiro da Dinastia Ming se encontra perdido em um dos lugares suaves do mundo. Ele se encontra tanto com sonho quanto com Daniel.

468px-shakespeare
Shakespeare

1589: Em seu terceiro encontro com Hob, Sonho acaba por ouvir as aspirações de William Shakespeare, com o qual faz um trato, a habilidade de escrever histórias imortais, por duas peças para si.

1593: A companhia de Teatro de Shakespeare apresenta “Sonho de uma noite de Verão” para o Lorde Moldador e a corte de Arcádia. No fim, Robin Goodfellow opta por não voltar para Faerie, se tornando o último hobglobin no mundo.

1616: Shakespeare morre aos 52 anos. Sua última peça, a Tempestade é entregue a Sonho.

1665: Durante o ano da Peste Negra em Londres, Destruição e Desespero tem uma conversa sobre a natureza da mudança. Ao fim, Desespero recebe seu primeiro beijo.

1700: Sonho, o Coríntio e Destruição se encontram em Londres e discutem a inevitabilidade da destruição da Terra, assim como uma série de outros assuntos.

1735: Destruição pede por um conclave com os Perpétuos, neste, ele revela suas intenções de deixar seus irmãos.

Alain, o Conde de Veneza que tenou enganar a Morte.
Alain, o Conde de Veneza que tenou enganar a Morte.

1751: Alain, o Conde de Veneza, consegue proibir a entrada do tempo em seu Palazzo.

1789: Durante seu encontro com Hob Gadling, Sonho é emboscado por Lady Johanna Constantine, que falha ao tentar aprisionar os dois.

1794: Sonho propõe um negócio com Johanna, empregando-a para recuperar a cabeça de seu filho, Orpheus, na França de Robespierre. Ao fim do ano, o cantor-vidente retorna para seu templo em Naxos.

1859: Morte de Johanna, e início da aposta entre Delírio, Desespero e Desejo contra Sonho a Respeito de Joshua Norton.

1875: Desejo recruta o Rei da Dor para tentar Norton I, Imperador dos Estados Unidos. Com seu fracasso Desejo jura que irá fazer Sonho derramar o sangue da família, jura que irá jogar as Fúrias em cima dele.

1880: Norton I morre durante uma tempestade, Sonho vence suas irmãs.

Sandman é aprisionado por Roderick Burgess
Sandman é aprisionado por Roderick Burgess

1889: Mais um encontro com Hob Gadling, onde o humano afirma que o real motivo para que Sonho venha vê-lo é por que ele é solitário, enfurecendo o Perpétuo.

1913: O Navio “Sea Witch”, comprado por Hob Gadling, se depara com uma gigantesca serpente marinha.

1916: Depois da morte de Edmund Hathaway, seu pai o Dr. John, curador do museu Britânico, dá a Roderick Burgess o Grimório Magdalene. No dia dez de Junho, um ritual para aprisionar a morte é iniciado, mas como conseqüência deste, um fraquejado Sonho acaba indo parar na Redoma.

Aqui se inicia Sandman número 1, em Prelúdios e Noturnos, grande parte dos acontecimentos da série são bastante lineares, todos aqueles que assim não o são já se encontram explicitados na cronologia acima.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Ranking Cinza de Janeiro

Próxima publicação

Afro Samurai: Resurrection muito em breve!

Comentários 11
  1. Apenas adicionando mais coisa: O Senhor dos Sonhos se libertou de sua prisão dia 14 de Setembro de 1988 (“junto” com a publicação da revista). Foram setenta e dois anos de cárcer.
    Cinco anos depois (1993) a série ganha seu desfecho.

    Sei que essa não é a idéia do artigo, mas são as 2 datas mais importantes da série e acho legal colocar elas. Até porque, assim dá para perceber que o Gaiman tentou fazer uma cronologia que condizesse com o lançamento do quadrinho. Pelo menos eu só percebi isso agora…

  2. Mas sabemos que Sandman não se encerra nunca, não é mesmo? Afinal de contas falamos dele e dos Perpétuos até hoje. Teve um período que vivi demais no mundo desperto e esqueci como era ótima a sensação de falar sobre o Sonhar. Recentemente comecei a reler a série, dividi-la com outros amigos, acompanhar o Ambrosia, e a sensação novamente está presente. Acho que nunca acabou, na verdade. Estava adormecido, mas sem se lembrar dos sonhos que tive. Enfim, não há fim!

  3. Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

  4. Muito boa essa iniciativa. Organizar as histórias de Sandman em ordem cronológica é uma tarefa trabalhosa. Mto bom, gostei. Minha única sugestão seria se vc tivesse acrescentado ao lado das sinopses, os volumes em que foram publicados, seguindo por exemplo, as eds da Conrad ou as mais recentes, da Panini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir