Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Ranking da Internet RPGística

No dia 14 de setembro, o Rafael Rocha, dono do Área Cinza, o mais respeitado blog de RPG do país, criou um ranking de sites e blogs de RPG usando a ferramenta de analise de trafégo online Alexa. A brincadeira teve uma repercussão tão positiva pelos portais e blogs de RPG que deve se repetir no fim de outubro e tem tudo para virar uma tradição.

  1. RPG Online – Detonando toda e qualquer concorrência este portal de RPG está no topo com 0.00134%, embora com uma queda de 25% em relação aos últimos 3 meses. O curioso é que a RPG Online é muito pouco falada nos espaços tradicionais de RPG, como listas e eventos. Mas no quesito de acessos os caras dominam!
  2. Devir – A Devir segue forte em segundo lugar com 0.00116%, com uma queda de 26%. Vale lembrar que apesar da ótima colocação, o site da Devir trata também de card games, quadrinhos, romances, etc. E que uma boa parte do público de RPG que frequentava o site pode ter pulado para o D3system.
  3. Rede RPG – Em terceiro lugar vem a Rede com 0,00045% e uma queda de 32% em relação aos 3 meses passados.
  4. Jambô – Dentre as editoras a Jambô vem em segundo com 0,0002% e com uma queda de 32%.
  5. Espaço RPGUma boa surpresa a presença deste portal relativamente desconhecido na quinta posição e como o terceiro portal mais acessado com 0,00015% apesar da queda de 28%.
  6. Daemon – A Daemon segue em terceiro dentre as editoras com 0,00011% e uma queda de 43% em relação aos últimos 3 meses
  7. D&D BrasilMais um portal pouco divulgado e aparentemente novo mostra sua força nos acessos com 0,0001% e um aumento de 59% nos últimos meses!
  8. Spell RPG – Renascida da cinzas vem a Spell com 0,00008%, embora com uma queda monumental de 59%. Acho que isso pode ser explicado pelos vários dias que o fórum deles ficou fora do ar, que deve ser a principal fonte de visitas do site.
  9. Fale RPG – A Fale aparece com 0,000072% e um aumento de 1%, ou seja, se mantém bem estável na nona posição.
  10. Área Cinza – Este que vos fala aparece em décimo na listinha com 0,00006% do tráfego global da internet na última semana. Uau hein? O bacana é ver o aumento de 59% em relação aos últimos 3 meses, então tenho que continuar postando!
  11. A Matilha – O blog de RPG mais antigo em atividade  surge com com 0,000055% e um aumento de 16% em relação aos três meses passados. Go go go!
  12. Doutor Careca – Ok, o cara quase não fala de RPG, mas o blog do Trevisan aparece com 0,00005% e uma queda de 16%. Imagino que se ele fizesse um esquema profissional no blog ia desbancar muitos portais…
  13. Dragon Slayer – A única revista de RPG do país vem com apenas 0,000044% e com uma queda de 38%. Apesar do portal bacanudo, sofre a falta de atualização…
  14. Dragão Brasil – Sim, a dragão não existe mais, mas as pessoas continuam visitando o site oficial da revista. Com 0,000032% e uma queda de 46%, essa carcaça virtual deve cair na lista até desaparecer.
  15. D3system – O D3system surge com 0,00003% e um leve aumento de 5% em relação aos três últimos meses.
  16. Dados Sujos – Uma posição na frente dos Dados Limpos, o Dados Sujos aparece com 0,000021% e uma queda de 38%.
  17. Dados Limpos – O blog do Phil, que começou toda a articulação do pessoal aparece com 0,000019% e uma queda de 26%.
  18. Conclave – Dentre as editoras em último lugar aparece a Conclave empatada com o Dados Limpos, com 0,000019% e uma queda de 20% nos últimos 3 meses, mas por ter um traffic rank pior (1,617,957 do blog contra 2,249,974 da editora) ficou na décima oitava colocação. A situação deve mudar até o fim do ano com o lançamento da loja de PDF’s da editora.
  19. .20 – Também empatado com 0,000019% (e com o critério de desempate do traffic rank em 2,422,780) vem o .20 do Nume, Tek e Shido. Destaque para o crescimento de 63% nos últimos três meses, um recorde na nossa pesquisa!
  20. NH18 – Especializado em GURPS o NH18 aparece com 0,000016% e um crescimento de 17%.
  21. WoDBrasil Scoop – O WoDBrasil do Sooner surge com 0,000011% e uma queda de 24%.
  22. Ooze – Com 0,000009% surge o Ooze do Rey, nas disputa ferrenha com o Covil e Inominattus. O Ooze vem de uma leve queda de 4%, mas segura o traffic rank 2,809,067.
  23. Inominattus – Em segundo no bolão do 0,000009% aparece o Inominattus com uma estranha queda de 34% apesar de estarem postando igual doidos ultimamente…
  24. Covil – Na lanterna dos sites de RPG mais visitados aparece o Covil do CF, também com 0,000009% e uma queda brutal de 62% nos últimos 3 meses. Provavelmente resultado da diminuída de ritmo nas postagens (ou do excesso de World of Warcraft!).

Infelizmente o Ambrosia ficou de fora da lista por não ser um portal exclusivo para RPG, mas se estivéssemos presentes teríamos arrebatado o sexto lugar com 0,00015% do trafégo global da internet. Muitos outros blogs e sites que o Rocha desconhecia também ficaram de fora, ele pretende corrigir este problema no próximo ranking de outubro.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Anime Rio 2008: O 2° Dia (Fotos e Vídeos)

Próxima publicação

Skrulls lançam campanha global no planeta Terra

Comentários 15
  1. Ei Nume, valeu pelo link, embora eu duvide que o Área Cinza seja o mais respeitado blog de RPG do país, afinal tem muita coisa excelente ai na lista de blogs!
    E sobre o Ambrosia seria até injustiça adicionar na lista, afinal o portal já está gigantesco e fala de muito mais coisas além do RPG, o que é ótimo : )

  2. Blá, o Ambrosia só não fica em primeiro nessa lista pois o site é muito novo e não possui presença no Alexa – por enquanto – e, se o site da Devir pôde entrar então pq o Ambrosia fica de fora? Muito estranho isso… ao meu ver houve favoritismo e irresponsabilidade do autor.

  3. Blá, o Ambrosia só não fica em primeiro nessa lista pois o site é muito novo e não possui presença no Alexa – por enquanto – e, se o site da Devir pôde entrar então pq o Ambrosia fica de fora? Muito estranho isso… ao meu ver houve favoritismo e irresponsabilidade do autor.

    Ei Camino, a Devir entrou porque eles não só são uma editora de livros de RPG, como são a maior do Brasil. Seria estranho não colocá-los não é?
    Irresponsabilidade, hmmm talvez. Eu deixo para ser responsável com meu trabalho e coisas realmente importantes, RPG é meu hobby assim como o Área Cinza e esta lista, então relaxa cara!

  4. Iniciativa interessante! Tudo a ver inclusive com os artigos que o Felipe vêm fazendo acerca de “onde se ler sobre rpg”.
    Legal saber que a brincadeira deu resultado..
    De fato colocar o site da Devir fica meio fora de proporção – eu mesma volta e meia entro lá para olhar sobre quadrinhos e teoricamente estaria contando na %.. Será que não rola colocar só a sessão de RPG da Devir?
    (não entendo nada de informárica, então fica a pergunta..)

  5. Camino e suas controvérsias, ótima iniciativa a sua de postar o excelente ranking do Rocha por aqui. Eu acho bastante coerente o ambrosia não ter participado e entendo que a devir é a maior editora de RPGs do país, assim como a maior importadora também, quase todas as lojas do brasil que vendem rpgs importados tem distribuição da devir. É justo que ela permaneça no ranking.

  6. Uma idéia para tornar o ranking mais justo é separar por categorias de acordo com o objetivo e abrangencia do site, assim você tem um ranking geral, um dos que falam apenas de RPG, outro para aqueles que tem sua parte de RPG mas também falam sobre outras coisas. O que acha, Rocha?

  7. Uma idéia para tornar o ranking mais justo é separar por categorias de acordo com o objetivo e abrangencia do site, assim você tem um ranking geral, um dos que falam apenas de RPG, outro para aqueles que tem sua parte de RPG mas também falam sobre outras coisas. O que acha, Rocha?

    Acho uma idéia bacana Nume, só que algumas categorias ficariam bem esvaziadas, como a dos próprios sites que falam de RPG e outras coisas, que até onde consigo ver teria provavelmente a Devir, o Ambrosia e mais um ou dois sites.

  8. Mas como todo mundo estaria no ranking geral, as categorias serviriam apenas para mostrar como cada site está em relação aos seus concorrentes diretos. Por isso não importa se a lista é pequena ou não, por que ela não é a lista principal.

  9. Mas como todo mundo estaria no ranking geral, as categorias serviriam apenas para mostrar como cada site está em relação aos seus concorrentes diretos. Por isso não importa se a lista é pequena ou não, por que ela não é a lista principal.

    A saquei, uma lista só com suas categorias inclusas. Ótima idéia, vou adotar em Outubro, valeu Nume!

    Nós somos concorrentes da Devir agora??
    Nossa… rs

    Por enquanto só no quesito de cobrirem muito mais coisas que apenas RPG. Mas quem sabe vocês não começam a publicar também… : )

  10. Isso mesmo, Rocha! Fico no aguardo pelo ranking de Outubro (onde eu vou estar incluso duas vezes =D).
    E, poxa, acho que pro Ambrosia publicar qualquer coisa tá muito longe… Ou não? (Eu devo estar fazendo uma cara de estagiário agora…)

  11. Camino e suas controvérsias, ótima iniciativa a sua de postar o excelente ranking do Rocha por aqui. Eu acho bastante coerente o ambrosia não ter participado e entendo que a devir é a maior editora de RPGs do país, assim como a maior importadora também, quase todas as lojas do brasil que vendem rpgs importados tem distribuição da devir. É justo que ela permaneça no ranking.

    Desculpa Felipe, mas essa sua justificativa não faz o menor sentido dentro do contexto “blogs e sites que falam de RPG”… se o Ambrosia nao pode entrar pq ano eh exclusivo a Devir também nao poderia.. essa é a lógica nua e crua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Equilíbrio e RPG

Esse artigo foi motivado por outros dois, um do blog O Clérigo e o outro do blog Cavaleiros das Noites Insones.…