Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Resenha: As Maiores Histórias do Lanterna Verde

CapaAntes de mais nada, vamos esclarecer que esta edição é o volume dois de seis da série de encadernados “Coleção 70 Anos“, que a Panini Comics está lançando em celebração do aniversário da editora. A primeira edição lançada teve como personagem o Superman e você pode conferir minha resenha aqui.

Bom, Lanterna Verde né? Nunca gostei muito desse herói, isso basicamente porque os lanternas possuem poderes praticamente sem limites e utilizam todo esse poder construindo brinquedinhos, além disso sempre achei que o John Stewart foi o maior Lanterna da DC, porém pelo fato dele ser negro isso nunca aconteceu. Opiniões a parte segue minha resenha.

Showcase 22A primeira história apresentada é S.O.S Lanterna Verde, publicada originalmente em Showcase 22 (1959), na edição é apresentada a origem do herói através dos textos de John Broome e da arte do imortal Gil Kane, como todas histórias de origem, é bastante fraca e trata-se apenas de um resumo dos fatos. Já a segunda história se chama O Planeta dos Condenados (Green Lantern 1, de 1964) e apresenta os Guardiões de OA, apenas ressalto que esta história basicamente repete a anterior e isso me chateou bastante, mas reconheço seu valor histórico no Lanterna Verde.

A terceira história, intitulada Anéis Energéticos à Venda, foi publicada em Green Lantern 31 e mostra um conto bizarro onde alguns alienígenas criam um plano absurdo de invasão que consiste em deixar o Lanterna maluco através de irradiação cutânea, fazendo em seguida o herói cometer atos insanos… essa história é mais do que recomendada para os leitores da Marvel quando algum fã da DC vier criticar Invasão Secreta. Perdido no Espaço (Green Lantern 74, 1960) vêm em seguida e é a quarta história da edição escrita por John Broome, nela temos tanto o Sinestro quanto a Safira Estrela – entidade maligna que divide o corpo com Carol Ferris.

Green Lantern 87Em O Mal Sucumbirá Ante Minha presença, de Green Lantern 87 (1972), finalmente uma história pelo genial Dennis O’Neal com arte do não menor Neal Adams, a história apresenta a escolha de John Stewart como Lanterna Verde e é simplesmente fabulosa, o que torna ainda mais inexplicável neste encadernado termos quatro edições escritas pelo Broome e apenas uma pelo O’Neal, sem dúvida alguma a melhor história do encadernado (e conseqüentemente a do Lanterna de todos os tempos?)

Em seguida uma edição que não merece aparecer nesta edição, mesmo marcando uma nova fase na vida de Hal Jordan, com o título de O Dia do Julgamento, a edição foi publicada em Green Lantern 172 (1984) e sob roteiro de Len Wein e arte de Dave Gibbons conta o retorno de Jordan a Terra após um exílio no espaço imposto pelas Guardiões. Em seguida Som & Fúria, uma clássica edição que mostra Hal Jordan e Guy Gardner saindo na porrada, perdendo os anéis para dois desajustados e tendo que retornar somente com sua coragem, a história foi publicada na edição Green Lantern 3 de 1990 com roteiro de Gerard Jones e arte de Pat Brodeck.

Green Lantern 3Velocidade da Luz, publicada em Flash & Green Lantern: The Brave and The Bold 2 (1999) é interessante e gostosa de ler, e isso mais do que basta para uma história em quadrinhos, porém deixa a desejar novamente quando falamos de uma edição que deveria ser mais do que especial. Já o Heróis do Amanhã, que foi publicada em DC First: Green Lantern / Green Lantern (2002), mostra Kyle Rayner junto com Alan Scott relembrando uma história do lanterna original com Hal Jordan, essa sim é um conto maravilhoso e mereceu ser adicionada entre as melhores. Por fim, a última história chama-se Vôo e foi publicada em Green Lantern Secret Files and Origins 2005, nela vemos Kyle Rayner e Hal Jordan numa visão emocionante e singela da tragetória de Hal, esta história fechou com chave de ouro a publicação.

Antes de fechar a resenha, gostaria de deixar claro que achei a publicação aquém do esperado, principalmente por apresentar somente história onde o Hal Jordan é protagonista, ainda mais sabendo que os outros Lanternas (Alan Scott, John Stewart, Guy Gardner e Kyle Rayner) são tão, ou mais, interessantes que ele. Sendo assim não recomendo a compra da edição, a não ser que esteja colecionando a série :p

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Votem no seu Lutador para Street Fighter IV

Próxima publicação

Dois novos cartazes de The Clone Wars

Comentários 6
  1. John Stewart o melhor Lanterna Verde, tu ta de sacanagem, ele foi o Lanterna Verde que fez mais besteira. Você deveria ler mais Títulos da Tropa.
    Cara, aonde somente o Hal tá protagonizando?! Teve historia com todos, vc é muito chiliquento, hahaha! São as melhores historias, pelo seu valor ao Hal Jordan, o mais foda da Tropa, e não as melhores escritas.
    “que torna ainda mais inexplicável neste encadernado termos quatro edições escritas pelo Broome e apenas uma pelo O’Neal, sem dúvida alguma a melhor história do encadernado”
    Não tem mais historias dele, pq já existe um Encadernado no Neil Adams, eles não iam publicar um material todo repetido. Ia ser uma porcaria comprar um Encadernado com historias repetidas de outros Encadernado.

  2. Ué, não são as maiores histórias do herói? Senão deveria ter outro nome, tipo “As maiores histórias do Lanterna Verde que a Panini não publicou”
    John Stewart é o melhor Lanterna na minha opinião oras, pega esse encadernado e lê essa história para você me entender 😀

  3. eu não descuto mais sobre os Lanterna Verdes. Eu sou um grande fã do Kyle e por mais que o Hal tenha sido o maior o mais foda o mais bã-bã-bã eu não acho q ele tenha as melhores historias. Eu acho o Kyle um personagem bem mais profundo e bem mais complexo do que o piloto de caças q não tem medo. Mesmo q eu não descuta q ele tenha sido o maior de todos

  4. Apenas para jogar lenha na fogueira: Não esqueça que foi o John Stewart foi o cara que, por sua arrogância, destruiu um planeta em Odisséia Cósmica…
    E o Hal se tranformou em Parallax…
    Manequeísmos a parte (acho que é assim que se escreve) não podemos deixar de dizer que o Stewart foi o primeiro lanterna com envolvimento de questões raciais. Teve uma história com isso, publicada pela Abril, mas não me lembro quando…. Ele quase acabou com o regime do Aparthaid na África do Sul a força….
    E, sinceramente, não gosto do Stewart, mas essa é a minha opinião pessoal!

  5. O Kyle, na minha opinião, é o lanterna verde mais interessante, especialmente no início de sua carreira.
    Depois vem o fodão do Hal, empatado com o Guy Gardner. E o mais sem graça é o john. pena que teve que entrar na liga sem limites, por conta da cota racial…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

Terceiro teaser dos X-Men

[este artigo contém spoilers] Nesta segunda-feira a Marvel atacou os fãs de X-Men novamente com mais um teaser…